tricologia para queda capilar terapia capilar brasilia df bio renew clinica de estetica

Tricologista : O que é e o que faz um Tricologista?

O que é a Tricologia?

Tricologia é a ciência paramédica que estuda o cabelo e o couro cabeludo. Ele trata as doenças que afetam o cabelo humano, bem como os problemas de queda de cabelo e couro cabeludo associados a ele.

Através da tricologia, podemos entender melhor a (s) causa (s) por trás da queda de cabelo e tratar os respectivos distúrbios.

A história da Tricologia

A palavra "tricologia" vem da palavra grega "Trikhos", que significa "cabelo". Embora a ciência do cabelo e do couro cabeludo exista há séculos, ela recebeu seu nome formalmente no final de 1800, quando um grupo de médicos e cabeleireiros com idéias semelhantes se uniu para fundar a Faculdade de Doenças dos Cabelos.

Fundada em Londres, a fundação, agora conhecida como Instituto de Tricologistas, é a associação profissional mais antiga de especialistas em cabelos do mundo e teve a Tricologia oficialmente reconhecida como uma disciplina paramédica específica em 1902.

O Instituto nasceu com o objetivo de promover o cuidado e o estudo de cabelos e couro cabeludo, fazendo com que médicos e profissionais de cabelos se conectassem e compartilhassem seus conhecimentos sobre o assunto.

O que faz um tricologista?

Um tricologista é alguém que estuda e trata doenças do cabelo e do couro cabeludo e se concentra no processo de regeneração capilar.

Os tricologistas buscam respostas conhecendo a história pessoal do cliente, estilo de vida, fatores genéticos e condições ambientais.

Detalhes como se ele está tomando medicamentos, sofre de desequilíbrio hormonal, está sob muito estresse ou apresenta deficiências nutricionais, são fundamentais para um tricologista.

Com base nessas informações, um especialista em cabelos poderá avaliar adequadamente o seu caso e sugerir planos de tratamento e mudanças no estilo de vida que melhorem o crescimento do cabelo e beneficiem o couro cabeludo.

Os tricologistas são paramédicos, o que significa que complementam e apoiam o trabalho médico.

Portanto, seu médico e seu especialista em saúde devem trabalhar juntos para entender melhor se sua perda de cabelo pode estar associada a problemas ou deficiências médicas que seu médico pode ajudar a resolver.

Os tricologistas são treinados especificamente sobre a saúde do cabelo e do couro cabeludo, o que significa que, diferentemente dos dermatologistas, eles têm um entendimento completo de como a perda de cabelo funciona e qual a melhor forma de tratamento.

Por que procurar um tricologista?

Um dermatologista pode ouvir o paciente quanto a sintomas, mas nem sempre realiza um exame completo do couro cabeludo, enquanto um tricologista obtém um histórico completo dos cabelos e verifica lesões no couro cabeludo, espinhas, sinais de inflamação, folículos capilares danificados e também usa um microscópio para analisar melhor a saúde do couro cabeludo.

No que diz respeito aos tratamentos, os dermatologistas são médicos alopáticos e usam uma gama limitada de terapias exclusivamente médicas que incluem minoxidil, esteróides ou cremes antifúngicos.

Um dermatologista possivelmente realizará uma biópsia para tentar diagnosticar o tipo de alopecia. Normalmente, isso não resolve um problema de perda de cabelo.

Por outro lado, um tricologista tem uma gama muito maior de opções de tratamento para perda de cabelo.

A maioria dos tricologistas aborda a perda de cabelo de uma perspectiva holística e utilizará uma variedade de tratamentos, incluindo:

Muitas vezes, um tricologista faz parceria com um médico que lhes permite realizar exames de sangue para entender melhor as causas da perda de cabelo.

A maioria dos tricologistas passa pelo menos uma hora com um paciente em sua primeira visita, enquanto um dermatologista passa mais 5 minutos com um paciente durante uma avaliação.

Cabelo e couro cabeludo

Para entender melhor o problema geral da perda de cabelo, um tricologista pode ser uma opção melhor quando você está lidando com a perda de cabelo.

Além disso, está se tornando mais comum você consultar médicos e tricologistas trabalhando juntos na mesma prática para fornecer um escopo completo de opções de tratamento para perda de cabelo e serviços médicos para obter os melhores resultados.

Independentemente do caminho escolhido, você precisa se certificar de que o profissional que você está visitando para o seu problema de cabelo ou couro cabeludo é especialista em perda de cabelo e nos problemas associados que o acompanham.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *