MELASMA: TRATAMENTO PARA MELASMA EM BRASÍLIA

O QUE É MELASMA?

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo.

Além disso, o melasma afeta mais frequentemente as mulheres, principalmente na faixa etária de 20 e 50 anos, podendo ser vista também em homens.

Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

 

QUAIS OS TIPOS DE MELASMA?

  • Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).
  • Melasma dérmico: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.
  • Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

QUAIS AS CAUSAS DO MELASMA?

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.

A maior parte das pessoas com melasma possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora também suspeita-se que o calor seja um fator subjacente.

É mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar a doença.

 


COMO PREVENIR O MELASMA?

O uso de protetor solar diariamente é importante para todas as pessoas, mas para aquelas que sabidamente têm tendência a adquirir o melasma ou se enquadram nos fatores de risco os cuidados devem ser ainda maiores.

O principal da prevenção é evitar a exposição ao sol e sempre usar um bom protetor solar no rosto e demais áreas expostas.

A aplicação deve acontecer várias vezes ao dia com a finalidade de evitar o estímulo para produção de pigmento.

Se a pessoa já apresentou os sintomas ou sabe-se que tem grande tendência a desenvolver melasma, ela ainda pode conversar com os médicos para, se possível, evitar pílulas anticoncepcionais e reposição de hormônios.

 


TRATAMENTOS PARA MELASMA EM BRASÍLIA

Os tratamentos para melasma podem ser utilizados alguns equipamentos, como o microagulhamento e o microagulhamento de ouro, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais.

Para iniciar o tratamento é necessário cuidar da proteção contra os raios solares, e, para isto, se deve aplicar um bom protetor solar com fator de proteção (FPS) mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo.

Se você procura tratamento para melasma em Brasília, agende uma consulta na Bio Renew Clínica de Estética em Brasília para conhecer as opções de tratamento.