TRATAMENTO PARA ACNE EM BRASÍLIA

O QUE É ACNE?

A Acne aparece com mais frequências no rosto, nas costas, no pescoço e nos ombros, áreas com maior número de glândulas sebáceas. E quando se manifesta de forma muito intensa pode prejudicar a autoestima e a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

Ela é conhecida também como “espinha” e ocorre quando os folículos pilosos da pele são obstruídos por substancias oleosas e células mortas, podendo ser colonizados por bactérias.

A proliferação de bactérias pode resultar em um processo inflamatório com inchaço e acumulo de pus formando a acne. Algumas formas de acne mais graves podem causar cicatrizes na pele.


QUAIS AS CAUSAS DA ACNE?

Os hormônios têm grande influência no aparecimento da acne e podem afetar o organismo de diferentes maneiras. Mas eles não são os únicos responsáveis pelas espinhas. Confira abaixo outras causas frequentes da acne:

  • Desequilíbrio Hormonal e a acne: ocorre principalmente na adolescência, no período menstrual, na gravidez e na menopausa
  • Fatores hereditários: existem casos de famílias inteiras com acnes
  • Ovários: quando ocorre uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno)
  • Uso de cosméticos: produtos muito gordurosos ou oleosos podem provocar espinhas até em quem nunca nenhuma acne na adolescência. Por isso, dê preferência aos produtos à base de água, os chamados comedogênicos.
  • Medicamentos: alguns remédios, como cortisona, possuem composição que alteram os hormônios e, por isso, facilitam o aparecimento de cravos e espinhas.

COMO PREVENIR A ACNE?

Primeiro de tudo, existem diversos tratamentos para acne, no entanto a pele precisa de bastante cuidado com a higiene e proteção para preveni-la, ainda mais quando se trata de pele oleosa ou que já está sofrendo com acne, assim esse cuidado deve ser redobrado. Seguem algumas dicas fáceis que você pode usar no seu dia a dia de como prevenir a acne.

  • Lave a pele diariamente com um sabonete recomendado para o seu tipo de pele;
  • Em alguns dias da semana, passe algum creme esfoliante na pele para retirar as células mortas que podem obstruir os poros;
  • Use um creme hidratante específico para o seu tipo de pele, pois é importante mantê-la bem hidratada;
  • Use filtro solar diariamente, dando preferência ao tipo oil control, que controla melhor a oleosidade e auxilia a prevenir a acne.

TRATAMENTOS PARA ACNE EM BRASÍLIA