Alopecia Areata

O que é a Alopecia Areata?

A Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo e que atinge diversas pessoas.

Ela é caracterizada pela perda de cabelo ou de pelos em outras partes do corpo (cílios, sobrancelhas, barba) em formatos arredondados ou ovais.

O distúrbio pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos.

Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos. A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas.

Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. Há casos raros de alopecia areata total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou alopecia areata universal, na qual caem os pelos de todo o corpo.

Vale ressaltar que esta não é contagiosa e o acompanhamento com tricologista é essencial para o tratamento.

 

Quais as causas da Alopecia Areata?

Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento da alopecia areata, como a genética e doenças autoimunes.

No entanto, fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

 

Quais os tratamento das Alopecia Areata?

A evolução não é previsível, no entanto o cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total. Isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação. Entretanto, novos surtos podem ocorrer.

Cada caso é único, dessa maneira é essencial a realização de consulta com tricologia para definir as causas da queda e prescrever o tratamento de terapia capilar para promover o crescimento dos cabelos novamente.

A Bio Renew possui um centro de Tricologia em Brasília especializado para tratamento da queda capilar e cuidados com o couro cabeludo.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia - https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-areata/22/

Protocolos de Terapia Capilar