CELULITE: TRATAMENTO PARA CELULITE EM BRASÍLIA

O QUE É A CELULITE?

A celulite (Lipodistrofia Ginóide) é uma alteração fisiológica das células adiposas em que há aumento no volume dessas células. Tal alteração pode ser causada por origem genética, hormonal, má circulação, má alimentação e/ou falta de exercícios físicos, estando associada ou não a obesidade. A celulite pode ser classificada em 4 graus, são eles:

Grau 1: É possível verificar a presença de celulite ao apertar a pele, há um aumento discreto no volume das células de gordura dispostas na camada mais superficial da região afetada.

Grau 2: A celulite é percebida sem necessidade de apertar a pele, pois as células adiposas da camada mais profunda começam a sofrer alterações no seu volume, podendo haver discreta formação de fibrose (endurecimento) e um pequeno comprometimento do sistema circulatório local, contribuindo para formação de edema (inchaço).

Grau 3: Com o aumento significativo do volume das células adiposas há uma desordem no tecido da região afetada, sendo possível observar, sem apertar a pele, nódulos de consistência endurecida e fibrose, que conferem o aspecto de “casca de laranja” à região afetada. Também há um maior comprometimento circulatório local e sensação de peso e cansaço nas pernas.

Grau 4: A presença de macro nódulos e o endurecimento do tecido local, conferem à região afetada um aspecto “acolchoado” com o tecido local repleto de depressões. Há grande comprometimento da circulação, o que causa inchaço e dor local.

QUAIS AS CAUSAS DA CELULITE?

Genética: Mulheres que apresentam características herdadas, como o biotipo corporal do tipo ginóide (aumento de gordura corporal na região inferior do corpo) têm maior tendência.

Alteração hormonal: Hormônios como estrógeno e progesterona, por exemplo, podem favorecer a uma retenção hídrica e consequentemente a um comprometimento na circulação.

Sedentarismo e alimentação desequilibrada: quando rica em açúcar e gordura, elevam ao aumento da camada adiposa. Além disso, a falta de atividade física contribui ainda mais para um menor estímulo circulatório. Alimentos muito salgados, ricos em sódio, levam a uma maior retenção de líquido, prejudicando a circulação.

Roupas apertadas: não causam celulite, mas contribuem para a piora do quadro depois de instalado. Elas comprimem os vasos sanguíneos e linfáticos, principalmente em regiões como coxas e glúteos.

Mulheres fumantes: O cigarro causa vasoconstrição, que está associado a uma menor vascularização e oxigenação do tecido.

Pílula anticoncepcional: Mulheres que tem notado aumento da retenção hídrica e diminuição do metabolismo, após o uso de determinado contraceptivo oral, devem procurar um ginecologista para escolha do método adequado.

TRATAMENTOS PARA CELULITE EM BRASÍLIA

Na Bio Renew temos diversos tratamentos para a celulite, visando reestabelecer a harmonia corporal e diminuir dores locais. Veja alguns deles: