Colágeno | Para que Serve e Benefícios

O colágeno é uma poderosa substancia que tem efeitos antioxidantes e antienvelhecimento.

Nos últimos anos tem sido consumida por pessoas que querem manter a pele, cabelos e unhas com aparência bonita e bem cuidadas.

Segundo a nutricionista da Bio Renew Clínica de Estética, Dra. Joyce Isidro, “o que as mulheres mais sentem é a redução da elasticidade e a hidratação da pele. Fato que pode favorecer o aparecimento das rugas, celulite e flacidez

Pesquisas recentes mostram que, a partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, há uma perda anual em torno de 1%.

Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica. A produção de colágeno cai para apenas 35%, em média.

O que é o Colágeno?

O Colágeno é uma proteína produzida por nosso corpo e é a principal na forma estrutural do corpo humano.

A principal função do colágeno é dar firmeza, sustentação e elasticidade à pele, cartilagens, músculos e estruturas do corpo que não precisam da sustentação dos ossos, apenas de suporte.

Por que usar Suplemento de Colágeno?

Os cuidados pessoais para atingir uma boa qualidade de vida e a beleza têm levado o consumidor a procurar e consumir produtos saudáveis, que possam melhorar as condições de saúde.

Uma vida com alto consumo de açúcares, gorduras, bebidas alcoólicas, cigarro, entre outros fatores, como stress e o avançar da idade, contribui drasticamente para a diminuição da sua produção pelo corpo.

Uma forma de tentar repor essa perda é com a utilização da suplementação de colágeno hirolisado. Garantindo que o corpo funcione bem por dentro e fique bonito por fora.

Quais os tipos de Colágeno?

Entender essa diferença é importante para saber qual tipo de suplemento usar dependendo do objetivo!

Os tipos mais conhecidos e que possuem mais suplementos disponíveis são o tipo I e III, que são os encontrados em todos os tecidos e em grandes quantidades na pele, tecido conjuntivo denso e frouxo e na musculatura lisa

De uma forma geral, há vários estudos que comprovam que o colágeno tipo 1 é indicado para:

  • Estimula a proliferação celular
  • Estimula a produção de ácido hialurônico
  • Aumentar a produção de colágeno na derme
  • Reduzir o estresse oxidativo (envelhecimento)
  • Reduzir danos ocasionados pelos raios UV
  • Melhorar elasticidade da pele
  • Aumenta a expressão de genes de queratina, entre outros benefícios.

O de tipo II, que é o encontrado principalmente em cartilagens e articulações e é indicado para prevenir ou tratar lesões nessas regiões.

Cuidados com o Uso do Colágeno

Cuidado com os colágenos hidrolisados em pó ricos em açúcares, corantes, aromatizantes, ou adoçantes ruins que fazem mal à saúde.

Não adianta melhorar a elasticidade da pele se esses aditivos inflamarem o corpo produzindo mais envelhecimento. Optar por suplementos mais naturais, sem aditivos e açúcar é sempre melhor.

Formas de uso e dosagens deverão ser individualizadas e varia de acordo com o tipo de colágeno utilizado e objetivo de uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *