O colágeno é uma poderosa substancia que tem efeitos antioxidantes e antienvelhecimento.
Nos últimos anos tem sido consumida por pessoas que querem manter a pele, cabelos e unhas com aparência bonita e bem cuidadas.
Segundo a nutricionista da Bio Renew Clínica de Estética, Dra. Joyce Isidro, “o que as mulheres mais sentem é a redução da elasticidade e a hidratação da pele. Fato que pode favorecer o aparecimento das rugas, celulite e flacidez“
Pesquisas recentes mostram que, a partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, há uma perda anual em torno de 1%.
Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica. A produção de colágeno cai para apenas 35%, em média.
O que é o Colágeno?
O Colágeno é uma proteína produzida por nosso corpo e é a principal na forma estrutural do corpo humano.
A principal função do colágeno é dar firmeza, sustentação e elasticidade à pele, cartilagens, músculos e estruturas do corpo que não precisam da sustentação dos ossos, apenas de suporte.
Por que usar Suplemento de Colágeno?
Os cuidados pessoais para atingir uma boa qualidade de vida e a beleza têm levado o consumidor a procurar e consumir produtos saudáveis, que possam melhorar as condições de saúde.
Uma vida com alto consumo de açúcares, gorduras, bebidas alcoólicas, cigarro, entre outros fatores, como stress e o avançar da idade, contribui drasticamente para a diminuição da sua produção pelo corpo.
Uma forma de tentar repor essa perda é com a utilização da suplementação de colágeno hirolisado. Garantindo que o corpo funcione bem por dentro e fique bonito por fora.
Quais os tipos de Colágeno?
Entender essa diferença é importante para saber qual tipo de suplemento usar dependendo do objetivo!
Os tipos mais conhecidos e que possuem mais suplementos disponíveis são o tipo I e III, que são os encontrados em todos os tecidos e em grandes quantidades na pele, tecido conjuntivo denso e frouxo e na musculatura lisa
De uma forma geral, há vários estudos que comprovam que o colágeno tipo 1 é indicado para:
- Estimula a proliferação celular
- Estimula a produção de ácido hialurônico
- Aumentar a produção de colágeno na derme
- Reduzir o estresse oxidativo (envelhecimento)
- Reduzir danos ocasionados pelos raios UV
- Melhorar elasticidade da pele
- Aumenta a expressão de genes de queratina, entre outros benefícios.
O de tipo II, que é o encontrado principalmente em cartilagens e articulações e é indicado para prevenir ou tratar lesões nessas regiões.
Cuidados com o Uso do Colágeno
Cuidado com os colágenos hidrolisados em pó ricos em açúcares, corantes, aromatizantes, ou adoçantes ruins que fazem mal à saúde.
Não adianta melhorar a elasticidade da pele se esses aditivos inflamarem o corpo produzindo mais envelhecimento. Optar por suplementos mais naturais, sem aditivos e açúcar é sempre melhor.
Formas de uso e dosagens deverão ser individualizadas e varia de acordo com o tipo de colágeno utilizado e objetivo de uso.