A acne e os cravos são uma doença na pele que ocorre quando os poros ficam obstruídos pelo excesso de sebo, células mortas e/ou bactérias, gerando inflamações. Essa condição da pele é bem frequente nos brasileiros, já que temos pele mais oleosa devido às condições climáticas.
É frequentemente associada a uma doença da adolescência, pois é nesse período que se inicia a produção de hormônios, tanto feminino (estrógenos) quanto masculinos (andrógenos), estimulando as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Porém acne e cravos também são bem comuns na fase adulta, principalmente nas mulheres, durante o período da menstruação, na gestação ou na menopausa.
Curiosamente, os tipos de acnes mais graves são mais comuns nos homens, pois a produção de hormônios é maior. Entretanto elas são mais persistentes no sexo feminino, devido às constantes alterações hormonais.
Acnes e cravos aparecem com mais frequências no rosto, nas costas, no pescoço e nos ombros, áreas com maior número de glândulas sebáceas. E quando se manifesta de forma muito intensa pode prejudicar a autoestima e a qualidade de vida de quem sofre com o problema.
O que pode causar cravos e espinhas?
Os hormônios têm grande influência no aparecimento de cravos e espinhas e eles podem afetar o organismo de diferentes maneiras. Mas eles não são os únicos responsáveis pelas espinhas. Confira abaixo outras causas frequentes da acne:
- Desequilíbrio Hormonal: ocorre principalmente na adolescência, no período menstrual, na gravidez e na menopausa
- Fatores hereditários: existem casos de famílias inteiras com acnes
Ovários: quando ocorre uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno) - Uso de cosméticos: produtos muito gordurosos ou oleosos podem provocar espinhas até em quem nunca nenhuma acne na adolescência. Por isso, dê preferência aos produtos à base de água, os chamados comedogênicos.
- Medicamentos: alguns remédios, como cortisona, possuem composição que alteram os hormônios e, por isso, facilitam o aparecimento de cravos e espinhas
Uso de anabolizantes
O que fazer para prevenir a Acne e os Cravos?
A pele precisa de bastante cuidado com a higiene e proteção, quando se trata de pele oleosa ou que já está sofrendo com acne e cravos, esse cuidado deve ser redobrado.
- Lave a pele diariamente com um sabonete recomendado para o seu tipo de pele;
- Em alguns dias da semana, passe algum creme esfoliante na pele para retirar as células mortas que podem obstruir os poros;
- Use um creme hidratante específico para o seu tipo de pele, pois é importante mantê-la bem hidratada;
- Use filtro solar diariamente, dando preferência ao tipo oil control, que controla melhor a oleosidade.
A maioria dos casos de acne pode ser controlados ou até curados, mas antes que ela apareça cuide bem da sua pele.
Veja aqui os mais modernos tratamento para a acne e os cravos e as marcas deixadas por elas: