Toxina Botulínica ou Preenchimento Facial : Qual utilizar?

Preechimento ou toxina botulínica : qual utilizar? Essa é uma dúvida muito comum que recebo aqui na Bio Renew.

Os dois procedimentos são muito parecidos, porém, não são a mesma coisa — o uso de cada uma das técnicas vai depender do tipo de rugas  responsáveis pelas marcas que se quer eliminar ou minimizar.

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Por exemplo:

  • as linhas verticais entre as sobrancelhas;
  • pés-de-galinha nos cantos dos olhos;
  • linhas horizontais na testa e
  • nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru.

Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas: o músculo é enfraquecido e relaxado, para não contrair. Esse tratamento previne que se formem novas rugas.

Alguns músculos não podem ser tratados, pois realizam funções importantes na expressão natural de uma pessoa. É o caso do músculo que levanta as sobrancelhas e dos músculos da linha do sorriso, uma vez que eles são necessários para as expressões dessa região e até para comer.

A transpiração excessiva pode aliviar com injeções altamente diluídas da toxina botulínica, diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e os especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.

As rugas dinâmicas, por exemplo, são aquelas causadas pelo movimento do músculo, da mímica facial.

Para estas, o recomendado é o uso da toxina botulínica — visto que o objetivo, aqui, é deixar o músculo relaxado.

Nesse sentido, a substância costuma ser aplicada, em especial, na testa, no músculo entre as sobrancelhas e na parte externa de cada um dos olhos para corrigir os populares “pés de galinha”.

Já para as chamadas rugas estáticas — que são as que podem ser observadas mesmo com o rosto relaxado — indica-se o preenchimento facial.

Preenchimento facial

O preenchimento com ácido hialurônico é utilizado para tratar diversas queixas, desde dar volume, melhorar contornos e reestruturar a face. É muito utilizado para corrigir assimetrias deixando o seu rosto mais harmônico.

O preenchimento facial é realizado utilizando o ácido hialurônico. O objetivo da técnica de preenchimento é encher os vincos e sulcos e preencher a profundidade deles.

O preenchimento facial é, em geral, usado ao redor e no canto dos lábios, para minimizar o conhecido como “bigode chinês” e marionetes.

Além disso, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser utilizado na harmonização facial, buscando salientar ou amenizar queixas estética dos pacientes, tais como: aumento do queixo, lábios e etc.

Qual escolher?

A decisão sobre qual procedimento escolher vai depender da avaliação e da queixa do pacientes. Vale ressaltar que os dois procedimentos podem ser feitos, pois são complementares em algumas situações.

Se você deseja realizar toxina botulínica ou preenchimento facial, você pode agendar uma avaliação na Bio Renew.

Deixe um comentário