• Blog
  • Toxina Botulínica : 22 Dúvidas Respondidas

Toxina Botulínica : 22 Dúvidas Respondidas

Dra. Giselle Barban
Dra. Giselle Barban

JUNTE-SE A MAIS DE 5.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As pessoas quando identificam a necessidade de aplicar a toxina botulínica possuem diversas dúvidas. Resolvi então escrever as principais dúvidas que recebo aqui na Bio Renew sobre a aplicação da Toxina Botulínica.

QUAIS AS INDICAÇÕES PARA A TOXINA?

Utilizamos a Toxina Botulínica para o tratamento de rugas dinâmicas, marcas de expressão, para mudar o desenho das sobrancelhas (arqueamento) e suor excessivo (hiperidrose).

As rugas dinâmicas são aquelas formadas pela contração muscular, como os pés de galinha e linhas da testa.

 

QUAIS AS RUGAS PODEM SER TRATADAS COM A TOXINA BOTULÍNICA?

A Toxina Botulínica trata pés de galinha, rugas entre as sobrancelhas e linhas na região da testa. Também é possível arquear as sobrancelhas.

 

POSSO TRATAR O BIGODE CHINÊS COM A TOXINA

?

Não. A Toxina Botulínica não é usada nestes casos. O tratamento bigode chinês ou sulco nasogeniano (SNG) é feito com outro tipo de tratamento, como os preenchimentos.

 

COMO AGE A TOXINA BOTULÍNICA?

Os músculos faciais se contraem quando recebem ordens de uma substância chamada acetilcolina. A Toxina Botulínica age bloqueando a ação desta substância, somente na área que recebeu a aplicação.

Quando não existe a contração do músculo não há formação de rugas. Já no caso da sudorese excessiva, ela age bloqueando o estímulo do suor nas glândulas sudoríparas das axilas.

 

QUANTO TEMPO DURA O EFEITO DA TOXINA BOTULÍNICA?

Geralmente o tratamento feito com a toxina botulínica dura entre 4 a 6 meses. Em homens consideramos 4 meses, já que possuem a musculatura maior e mais forte que as mulheres.

 

COMO É FEITA O TRATAMENTO COM A TOXINA BOTULÍNICA?

O procedimento é feito no consultório através da injeção da substância em pontos escolhidos de acordo com cada paciente.

 

VEREI O EFEITO DA APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA IMEDIATAMENTE?

Não. O efeito será percebido após 48hs da aplicação da Toxina Botulínica. Com 15 dias atingirá seu efeito máximo.

 

FICAREI COM A EXPRESSÃO CONGELADA COM A APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA?

Não. Avaliaremos a real indicação do tratamento assim como a expectativa de resultado de cada paciente com o tratamento com a Toxina Botulínica.

O congelamento das expressões pode ser feito com o bloqueio total dos movimentos, mas apenas se for solicitado pelo (a) paciente.

Hoje em dia as mulheres solicitam resultados discretos e muitas vezes somente o arqueamento das sobrancelhas.

 

PRECISO DE REPOUSO APÓS A APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA?

Não. Pode-se voltar ao trabalho imediatamente, porém nas 4 h seguintes não se deve deitar, fazer exercícios físicos ou massagear o local.

 

A APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA DEIXA MARCAS?

Não. Após a aplicação é comum existirem pequenos nódulos nos pontos onde foi injetado a Toxina Botulínica, que somem após alguns minutos.

Pequenos hematomas da aplicação também podem ocorrer como todo procedimento que envolve o uso de agulhas.

 

QUANTO TEMPO DURA A TOXINA?

A realização da aplicação da Toxina Botulínica dura, em média, 10 minutos. No entanto, os primeiros resultados serão percebidos pelo paciente após 48 horas da aplicação, aumentando sua ação em cerca de duas semanas.

O efeito irá durar em torno de 3 a 6 meses, dependendo do sexo, prática de atividade física, idade, força muscular

Após 15 dias é importante que o paciente retorne à clínica para que o profissional responsável faça uma avaliação e verifique a necessidade de complementações ou ajustes.

 

O QUE É TOXINA BOTULÍNICA PREVENTIVA”?

O termo “Toxina Botulínica preventiva” ganhou bastante espaço recentemente com mulheres mais novas optando pela realização do tratamento.

Essa prática refere-se à aplicação da substância em pessoas que ainda não tem marcas de expressão profundas. O tratamento, nesses casos, é usado para prevenir o surgimento das rugas dinâmicas.

Uma vez que evita a contração muscular em pontos específicos da face nos quais foi aplicada, a substância ajuda a manter uma aparência mais jovial por mais tempo.

 

E A TOXINA BOTULÍNICA CORRETIVA”?

Antigamente, a técnica era quase sempre focada em corrigir efeitos da ação do envelhecimento, sendo realizada por mulheres na faixa etária dos 40 anos, em média.

Devido à opção de adotar a técnica cada vez mais cedo, também surgiu o termo que se refere a quem se submete ao tratamento já com rugas dinâmicas mais marcadas, sendo chamado então de Toxina Botulínica corretivo.

Nesses casos, o tratamento ajuda a amenizar as rugas e marcas de expressão já existente e é direcionado para pessoas mais velhas ou com maior predisposição ao surgimento de rugas.

 

COM QUAL IDADE POSSO APLICAR A TOXINA?

Com a difusão da aplicação da Toxina Botulínica preventivo tornou-se mais comum que a técnica seja usada por mulheres mais novas.

Dessa forma, o recurso pode ser usado a partir dos 25 anos desde que haja consciência quanto aos resultados obtidos em cada faixa etária.

Destaca-se que nos tratamentos preventivos os efeitos são menos perceptíveis, pois a técnica não está ajudando a amenizar um problema, mas evitar que ele apareça.

 

QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES DA TOXINA?

Assim como procedimentos com outros medicamentos, o uso da Toxina Botulínica não é recomendado para pacientes que tenham alguma alergia a qualquer componente da fórmula.

A técnica é contraindicada para mulheres grávidas ou lactantes. Algumas condições também fazem com que a substância não deva ser usada, como portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias, mesmo quando a patologia está sendo tratada.

A presença de alguma infecção ou inflamação no local da aplicação também contraindica o uso, como uma dermatite ou psoríase.

 

COMO A TOXINA AGE?

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria , a mesma responsável pela doença botulismo.Para o uso estético, a substância é purificada e industrializada, tendo efeitos apenas para relaxar a musculatura.

Quando a toxina botulínica é injetada nas rugas dinâmicas ela atua como um bloqueador neuromuscular e impede a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, o que evita, parcial ou totalmente, a contração muscular.Sem a contração da musculatura facial as rugas dinâmicas não se formam e fazem com que o rosto não fique com um aspecto marcado.

 

EM QUAIS REGIÕES DO ROSTO A TOXINA É EFICAZ?

A aplicação da Toxina Botulínica vai gerar melhores resultados nas regiões da face que têm uma grande atividade muscular, com a formação de linhas de expressão.

Entre os locais mais recomendados para aplicação estão a testa (fronte), espaço entre as sobrancelhas (glabela), região logo acima das sobrancelhas, lateral dos olhos e queixo (área do mento).

 

QUAL DIFERENÇA ENTRE A TOXINA E ÁCIDO HIALURÔNICO?

A toxina botulínica visa o relaxamento da musculatura para amenizar as rugas e expressões faciais.Já o ácido hialurônico é utilizado para dar volume (preencher) nos locais nos quais é aplicado.

Por exemplo, o ácido deve ser usado nas linhas de expressão profundas, como o sulco nasogeniano. Mas se o problema são os pés de galinha, a recomendação é usar a toxina botulínica.

 

TOXINA BOTULÍNICA PODE CAUSAR ALGUM TIPO DE DEFORMAÇÃO?

Um receio frequente das pacientes é quanto a ocorrência de deformações na face em decorrência do uso da substância, mas esse tipo de problema é incomum.

O que pode acontecer é a formação de edemas (inchaço) nos primeiros dias após a aplicação, mas mesmo essa ocorrência é rara e desaparece em pouco tempo.

Quando a aplicação é realizada por um profissional não qualificado, pode causar assimetria na face, como diferenças de altura das sobrancelhas, queda das pálpebras, paralisias faciais transitórias e incontinência dos lábios.

Essas ocorrências estão relacionadas com a má administração da substância, o que pode ocorrer em qualquer tipo de tratamento quando o profissional não é capacitado.

 

A TOXINA BOTULÍNICA PODE CAUSAR ALERGIA?

Por se tratar de um complexo proteico, a toxina botulínica pode causar uma reação alérgica, ainda que a ocorrência seja bastante incomum.

Devido essa possibilidade é importante que o paciente converse previamente com o especialista e informe o histórico de alergias.

 

O ORGANISMO CRIA RESISTÊNCIA À SUBSTÂNCIA A TOXINA?

Em geral, quando o tratamento é realizado utilizando a substância em quantidades adequadas e nos intervalos determinados pelo especialista, a ação mantém-se com certa uniformidade.

No entanto, existem casos de diminuição dos efeitos principalmente quando o paciente realiza aplicações rotineiramente e em quantidades consideráveis.

 

QUAIS PROFISSIONAIS PODEM APLICAR E COMO ESCOLHER  UMA CLÍNICA DE A TOXINA BOTULÍNICA?

É fundamental que ao decidir pela aplicação da Toxina Botulínica, o paciente escolha um profissional capacitado, como por exemplo biomédico, e autorizado a manusear e realizar tratamentos com a toxina botulínica.

O paciente também deve avaliar a estrutura da clínica da Toxina Botulínica antes de optar pelo tratamento no local. Avalie, por exemplo, se a clínica da Toxina Botulínica é devidamente higienizada e se possui certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para funcionar.

Compartilhe

Deixe um comentário

plugins premium WordPress