Manteiga, Margarina ou Creme Vegetal: Qual a Diferença?

Se você toda vez que vai ao supermercado e fica na dúvida na hora de escolher entre manteiga, margarina ou o creme vegetal, então esse post é para você.

Conheça a diferença entre Manteiga, Margarina e Creme Vegetal e escolha o melhor produto de acordo com as suas necessidades.

Manteiga

A manteiga é de origem animal, feita da nata do leite batida.

Ela possui ácidos graxos saturados, colesterol e calorias.

Nutricionalmente, a manteiga possui gordura saturada e colesterol, não sendo recomendado seu consumo diário para pessoas com tendência a colesterol alto ou problemas cardíacos graves.

No entanto, hoje em dia, já se sabe de vários benefícios da manteiga, dentre eles citamos:

  • Presença de um acido graxo chamado acido butírico (bom para saúde metabólica e intestinal),
  • Vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão de proteínas), ajuda a prevenir artrite, osteoporose, algumas doenças da tireoide, entre outras.

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura.

Margarina

Já as margarinas e cremes vegetais são obtidos a partir de gorduras de origem vegetal, nomeadamente de sementes de girassol, milho, soja, entre outros, podendo ou não ter traços de leite.

A margarina não tem nenhum beneficio tão expressivo como a manteiga, sendo utilizada apenas como fonte de gordura mesmo.

Porém, nos casos de utilização da versão de gordura vegetal hidrogenada a margarina se torna ruim uma vez que a gordura trans está associada a aumento de LDL colesterol (ruim), diminuição do HDL (colesterol bom), enrijecimento das paredes arteriais e consequentemente aumento da probabilidade de problemas cardíacos.

Em todos os casos é necessário lembrar que estes são produtos ricos em gordura e com alto valor calórico.

É um produto mais indicada para o uso culinário, no preparo de bolos e massas) possui cheiro e sabor característico.

Segunda a ANVISA o teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%.

Qualquer produto identificado como “margarina” em seu rótulo ou no rótulo de produtos que a contém, contém leite ou algum de seus derivados, obrigatoriamente.

De forma geral a margarina é resultado de um processo de fabricação chamada hidrogenação e possui traços de leite também.

Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas.

É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada, transformando as moléculas em gordura trans.

Atualmente ainda existem algumas margarinas com gordura trans, mas a maioria delas já não a apresenta mais em sua formulação, hoje em dia é utilizado o processo de interesterificação.

Creme Vegetal

O creme vegetal é preparado unicamente com gorduras vegetais, segundo a ANVISA tem o teor de gordura entre 42 e 68%, muito menor que as manteigas e margarinas. Não possui colesterol e algumas são acrescidas de Ômega 3.

O mais importante, é não esquecer que um alimento só não faz verão: uma dieta pobre em nutrientes e pouco diversificada é o que faz estragos à saúde. E isso não é culpa da margarina, nem da manteiga.

One comment on “Manteiga, Margarina ou Creme Vegetal: Qual a Diferença?

  1. Tenho colesterol alto e nunca consigo controlar. Sei que meu consumo de manteiga é elevado, mas sempre que vou ao supermercado fico na dúvida o que comprar: manteiga, margarina ou creme vegetal? Seu post me ajudou muito. A Bio Renew é a melhor clínica de estética em brasília. Agora que tem nutricionista, com certeza vou contratar esse serviço também.

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