• Blog
  • Manteiga, Margarina ou Creme Vegetal: Qual a Diferença?

Manteiga, Margarina ou Creme Vegetal: Qual a Diferença?

Dra. Joyce Isidro
Dra. Joyce Isidro

JUNTE-SE A MAIS DE 5.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você toda vez que vai ao supermercado e fica na dúvida na hora de escolher entre manteiga, margarina ou o creme vegetal, então esse post é para você.Conheça a diferença entre Manteiga, Margarina e Creme Vegetal e escolha o melhor produto de acordo com as suas necessidades.

Sumário

mesa com manteiga, margarina e creme vegeral

Manteiga

A manteiga é de origem animal, feita da nata do leite batida.

Ela possui ácidos graxos saturados, colesterol e calorias.

Nutricionalmente, a manteiga possui gordura saturada e colesterol, não sendo recomendado seu consumo diário para pessoas com tendência a colesterol alto ou problemas cardíacos graves.

No entanto, hoje em dia, já se sabe de vários benefícios da manteiga, dentre eles citamos:

  • Presença de um acido graxo chamado acido butírico (bom para saúde metabólica e intestinal),
  • Vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão de proteínas), ajuda a prevenir artrite, osteoporose, algumas doenças da tireoide, entre outras.

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura.

Margarina

Já as margarinas e cremes vegetais são obtidos a partir de gorduras de origem vegetal, nomeadamente de sementes de girassol, milho, soja, entre outros, podendo ou não ter traços de leite.

A margarina não tem nenhum beneficio tão expressivo como a manteiga, sendo utilizada apenas como fonte de gordura mesmo.

Porém, nos casos de utilização da versão de gordura vegetal hidrogenada a margarina se torna ruim uma vez que a gordura trans está associada a aumento de LDL colesterol (ruim), diminuição do HDL (colesterol bom), enrijecimento das paredes arteriais e consequentemente aumento da probabilidade de problemas cardíacos.

Em todos os casos é necessário lembrar que estes são produtos ricos em gordura e com alto valor calórico.

É um produto mais indicada para o uso culinário, no preparo de bolos e massas) possui cheiro e sabor característico.

Segunda a ANVISA o teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%.

Qualquer produto identificado como “margarina” em seu rótulo ou no rótulo de produtos que a contém, contém leite ou algum de seus derivados, obrigatoriamente.

De forma geral a margarina é resultado de um processo de fabricação chamada hidrogenação e possui traços de leite também.

Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas.

É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada, transformando as moléculas em gordura trans.

Atualmente ainda existem algumas margarinas com gordura trans, mas a maioria delas já não a apresenta mais em sua formulação, hoje em dia é utilizado o processo de interesterificação.

Creme Vegetal

O creme vegetal é preparado unicamente com gorduras vegetais, segundo a ANVISA tem o teor de gordura entre 42 e 68%, muito menor que as manteigas e margarinas. Não possui colesterol e algumas são acrescidas de Ômega 3.

O mais importante, é não esquecer que um alimento só não faz verão: uma dieta pobre em nutrientes e pouco diversificada é o que faz estragos à saúde. E isso não é culpa da margarina, nem da manteiga.

Tabela Compartativa

CaracterísticaManteigaMargarinaCreme Vegetal
OrigemAnimal (nata do leite batida)Vegetal (gorduras de sementes como girassol, milho, soja)Vegetal (gorduras vegetais)
Composição NutricionalÁcidos graxos saturados, colesterol, caloriasGordura, pode conter traços de leiteGorduras vegetais, teor de gordura entre 42% e 68%, sem colesterol
Benefícios NutricionaisÁcido butírico, vitamina APoucos benefícios expressivos, principalmente fonte de gorduraMenor teor de gordura, algumas podem ser enriquecidas com Ômega 3
RecomendaçõesNão recomendado para colesterol alto ou problemas cardíacos gravesUso culinário, evitando versões hidrogenadasOpção com teor reduzido de gordura e sem colesterol
Processo de FabricaçãoExtração da nata do leite, não envolve hidrogenaçãoHidrogenação (em algumas versões) e interesterificaçãoFeito unicamente com gorduras vegetais
Presença de Gordura TransNão, naturalmente presente em pequenas quantidadesPresente em versões hidrogenadas, mas muitas já utilizam interesterificaçãoGeralmente não, algumas versões podem conter traços
Teor de GorduraCerca de 80%82% a 85%Entre 42% e 68%
Presença de ColesterolSimPode conter em pequenas quantidades (dependendo da formulação)Não
UtilizaçãoConsumo direto, uso culinárioPrincipalmente uso culinário, preparo de bolos e massasUso culinário

É importante notar que as informações são baseadas no texto fornecido, e a composição exata pode variar entre diferentes marcas e tipos específicos de manteiga, margarina e creme vegetal.

Além disso, as recomendações de consumo devem levar em consideração as necessidades individuais de cada pessoa.

Compartilhe

One comment on “Manteiga, Margarina ou Creme Vegetal: Qual a Diferença?

  1. Tenho colesterol alto e nunca consigo controlar. Sei que meu consumo de manteiga é elevado, mas sempre que vou ao supermercado fico na dúvida o que comprar: manteiga, margarina ou creme vegetal? Seu post me ajudou muito. A Bio Renew é a melhor clínica de estética em brasília. Agora que tem nutricionista, com certeza vou contratar esse serviço também.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress