• Blog
  • Harmonização Facial : Tudo o que você precisa saber antes de realizar a técnica

Harmonização Facial : Tudo o que você precisa saber antes de realizar a técnica

Dra. Giselle Barban
Dra. Giselle Barban

JUNTE-SE A MAIS DE 5.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A harmonização facial é um procedimento estético não cirúrgico, utilizando ácido hialurônico para realçar traços faciais e rejuvenescer. Indicado para diversas áreas, como olheiras, lábios, mandíbula e mento, promove resultados imediatos e naturais, elevando a autoestima. Reversível, exige cuidado com efeitos colaterais temporários, enquanto a escolha do produto é crucial para o sucesso do tratamento.

Sumário

Mulher realizando analise facial para preenchimento com ácido hialurônico na bio renew

O que é a Harmonização Facial?

É um procedimento estético que por meio de uma análise das proporções faciais e preenchimento de áreas específicas, realça os traços de beleza já existente e rejuvenesce o rosto.

A técnica é não cirúrgica, minimamente invasiva, realizada por meio da aplicação de ácido hialurônico, uma substância biocompatível e biodegradável.

A harmonização Facial com ácido hialurôcnico é recomendada para mulheres que desejam uma aparência mais atrativa e feminina, o preenchimento nas maçãs do rosto e no lábio traz uma sensualidade à face.

Além disso, homens que desejam uma aparência mais marcante, tem buscado o preenchimento na mandíbula e no queixo para realçar o contorno facial.

Vale ressaltar, que o preenchimento também pode ser utilizado para melhorar sinais clínicos do envelhecimento, como a sensação de “derretimento” da face, que é desencadeada pela reabsorção da estrutura óssea, deslocamento dos compartimentos de gordura da face e alteração no tônus muscular.

É utilizado também para compensar deficiências esqueléticas, promovendo o alinhamento e correção de áreas que estão em desarmonia. Ou seja, a harmonização facial pode revelar a sua melhor versão!

preenchimento labial com acido hialuronico na bio renew

Em que áreas pode ser feita a harmonização facial?

O preenchimento é indicado de forma individualizada a partir de uma análise da face, sendo comumente indicado para áreas como:

  • Olheiras: correção da profundidade da região de órbita inferior, pois quando profunda traz um aspecto de “cansaço”;
  • Malar e Zigomático: sustentação e definição das maçãs do rosto, trazendo um aspecto de lifting, o famoso “top model look”, que conferem sensualidade a face e até mesmo o aspecto de emagrecimento facial;
  • Lábio: aumento de volume, ajuste de proporção e contorno trazendo embelezamento;
  • Mandíbula: alongar, definir ou aumentar o ângulo da mandíbula para maior harmonia;
  • Mento: correção da projeção do queixo, para um maior alinhamento da face.

5 Vantagens da Harmonização Facial

  • Resultado imediato, logo após a aplicação você já observa a diferença.
  • Promove um resultado natural, por realçar os seus traços ela mantém a sua essência.
  • Eleva a autoestima, após a aplicação você já se sente mais segura e confiante.
  • Não necessita de “down-time” (tempo de pausa), podendo voltar a rotina logo após o procedimento, apenas com algumas instruções referente a exposição solar, calor, exercício físico, sauna e ingestão de bebidas alcoólicas por 3 dias.
  • Reversível. Em caso de resultado indesejado, é possível reverter o procedimento com a aplicação da enzima hialuronidase, que degrada o ácido hialurônico.

Efeitos indesejados da Harmonização Facial

Embora os preenchimentos faciais sejam considerados seguros, eles não estão isentos de riscos ou complicações.

Logo após a aplicação são esperados eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e hematomas, que se resolvem em média de 7 a 10 dias.

Complicações como compressão vascular, nódulos, edema tardio, infecção e necrose, apesar de serem muito raras podem ocorrer.

É importante que o profissional injetor seja altamente qualificado, compreenda a anatomia vascular facial, plano de aplicação, áreas de risco, contra indicações, estratégias de prevenção e dê todas as orientações e suporte para o seu paciente.

A escolha de um preenchedor reversível, como o ácido hialurônico, permite o tratamento e, caso necessário, correção com hialuronidase, uma enzima com potencial de reversão.

Tome muito cuidado com outras classes de preenchedores como o PMMA (polimetilmetacrilato), visto que são permanentes e não reversíveis.

Produtos recomendados para Harmonização Facial

Se tratando de ácido hialurônico, existem inúmeros tipos disponíveis no mercado. Cada um apresenta características específicas e diferenças importantes que precisam ser consideradas na escolha, pois podem trazer impacto no resultado do tratamento.

Sendo assim, a escolha do preenchedor ideal deve considerar a área a ser tratada, o efeito clínico desejado, o plano de aplicação, a qualidade e o custo benefício para o paciente.

Harmonização Facial em Brasília

Se você está em busca de um local de confiança para realizar a harmonização facial em Brasília, agende sua avaliação na Bio Renew.

A Bio Renew conta com equipe qualificada e experiente para realização de harmonização facial.

Referências

ALMEIDA; A. SALIBA, A. Hialuronidase na cosmiatria: o que devemos saber?. Surgical & Cosmetic Dermatology. Rio de Janeiro, v.7, n.3, p. 197-203, 2015.

BRAZ, A; SAKUMA, T. Atlas de anatomia e preenchimento global da face. 1 ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2017.

RADLANSKIM, R; WESKER, K. A Face: atlas ilustrado de anatomia clínica. 2. ed. São Paulo:
Quintessence editora, 2016.

SATTLER, G; GOUT, U. Guia Ilustrado para Preenchimentos Injetáveis. São Paulo: Quintessence editora, 2017.

TAMURA, B. Anatomia da face aplicada aos preenchedores e à toxina botulínica – Parte 1.

Surgical & Cosmetic Dermatology. Rio de Janeiro, v.2, n.3, p. 195-204, 2010.

Compartilhe

One comment on “Harmonização Facial : Tudo o que você precisa saber antes de realizar a técnica

  1. Parabéns Dra. Raquel!
    Adorei a sua matéria sobre Harmonização Facial.
    Muito esclarecedora.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress